BUTÃO, O REINO DA FELICIDADE

BUTÃO, O REINO DA FELICIDADE

BUTÃO, O REINO DA FELICIDADE

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-1

Muitos lugares, assim como pessoas, têm a capacidade de nos surpreender, desde que estejamos abertos a surpresas. O pequenino reino do Butão, situado aos país dos Himalaias e espremido entre dois gigantes, a Índia ao sul e a China ao norte, realmente me surpreendeu!

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-2

Famoso por sua inovadora polí­tica de “Felicidade Interna Bruta”, o país foi oficialmente aberto ao turismo em 1974. Por ter vivido tanto tempo sem contato com o resto do mundo, o País do Dragão conseguiu preservar suas tradições e manter a harmonia de seu povo.

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-3

A maioria da população de cerca de 730 mil habitantes são  budista e se veste com lindos trajes típicos feitos com tecidos  produzidos em tear manual. Mais da metade dos adultos não sabe ler nem escrever,  o esporte nacional é o arco e flecha e todas as casas recebem uma purificação anual dos monges. Bens materiais não são valorizados e até bem pouco tempo eles não tinham moeda, simplesmente  trocavam mercadorias.

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-4

O Mosteiro Taktsang, ou Ninho do Tigre, é um dos mais sagrados para os budistas. Construído no século XVII estão¡ a mais de 3.100 m acima do nível do mar.

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-5

A arquitetura impressiona pela beleza, mas sua localização, literalmente encravados no alto da montanha, nos deixa perplexos…

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-6

O esforço de mais de duas horas de subida, que pode ser totalmente á  pé ou parte em lombo de burro,  recompensado a com a arquitetura, beleza e clima de paz do local.

hg-arquitetura-fernando-hermanny-germana-giannetti-butao-reino-da-felicidade-olhar-de-arquiteto-viagem-7

Exótico, feliz, fiel as tradições, isolado e  bastante fechado ao turismo, são adjetivos que definem bem o Butão.

Share post:

  • /

Comments ( 2 )

  • Pedro

    Boa gostaria de saber como foi de avião para esse país, deve ter demorado uma horas, mas a alimentação deve ser muito diferente, adorei suas fotos eu dou portuga, mas adoro viajar, infelizmente nunca fui para lá.na Europa. Beijos.

    • HG Arquitetura

      Caro Pedro. Quando visitamos o Butao saímos de Calcutá na India. Para chegar na India passamos por Dubai. Ao todo são 20 horas de voo. A comida se parece muito com a indiana, com muitos vegetais e extremamente temperada. Vale a viagem!

Comentários fechados